Vantagens da Automação Industrial e por que usar.

Compartilhe o conteúdo:

Muitos proprietários de empresas ainda possuem dúvidas sobre como funciona o processo de automação industrial, não sabem em que momento investir e se terão um retorno disso. Aqui tentaremos esclarecer alguns pontos para você, mostrando os benefícios da automação e como ela pode ser aplicada ao seu negócio, bem como mostrar cases de sucesso efetuados pela equipe da RH Materiais Elétricos.

A automação industrial mudou a forma como eram pensadas e montadas as linhas de produção na indústria, ela chegou para resolver problemas, melhorar desempenho e resultados. Mas como investir em automação sem ter custos altos com equipamentos e mão de obra? Como saber que é o momento certo para investir e que indicadores garantem meu sucesso?

Através da automação é possível com que certos processos até então manuais se tornem mecânicos, garantindo sempre a mesma precisão e velocidade em todas as operações repetitivas as quais o equipamento foi programado, uma vez que segue padrões definidos previamente e não terá influências externas que podem atrapalhar seu rendimento.

Visto que os processos programados em um equipamento serão sempre iguais, eles garantirão que todos os produtos que passam pela máquina sejam idênticos, com precisão em todos os momentos. Como a precisão é constante, o desperdício de materiais tende a ser reduzido, o que diminui o número de retrabalhos e consequentemente garante um melhor desempenho e redução de custos, sendo os únicos pontos necessários manutenções preventivas e os gastos com energia elétrica, todos compensados pela melhor efetividade e velocidade de produção.

Além do ponto de vista industrial, a automação também garante uma segurança aos empregados que trabalham próximo aos equipamentos. Após automatizadas, as máquinas podem ser monitoradas constantemente, com opções de segurança que vão desde alertas sonoros e luminosos até sensores que podem forçar a parada da linha em caso de falha grave que poderia afetar o andamento da fábrica ou a segurança de algum funcionário. Com o controle e os alertas de prevenção é possível tomar decisões antes dos problemas ocorrerem, diminuindo danos e prejuízos.

Com uma produção constante, com melhor qualidade nos resultados e menores custos de produção, seus produtos podem se tornar mais competitivos no mercado, gerando um aumento na receita. Através de uma análise profunda e bem executada dos processos da sua empresa, a automação industrial é capaz de gerar rendimentos e melhores condições de trabalho para todos envolvidos.

Não deixe para depois a modernização da sua planta de produção! A RH Materiais Elétricos possui engenheiros e técnicos especializados que podem desenvolver o melhor processo para sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais sobre como nós podemos te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *