Disjuntor: para que serve e como funciona?

Compartilhe o conteúdo:

O disjuntor está presente em todas as instalações. Porém eles têm muito mais funções do que simplesmente cortar a energia elétrica da instalação. Saiba aqui para que serve um disjuntor residencial.

Todo mundo sabe o que é um disjuntor. Já viu, mexeu, gritou para alguém ligar o disjuntor quando faltou luz no meio do banho. Mas poucos são os que sabem da real utilidade dele, o que eles fazem e como funcionam. Então fica a pergunta: afinal, para que serve um disjuntor?

Disjuntor ABB

Afinal, o que faz um disjuntor?

Os disjuntores são projetados para proteger a rede de sobrecargas ou curto-circuitos. Em resumo, essa é a função principal deles. Porém o disjuntor só deve desligar automaticamente caso a intensidade máxima da corrente para qual ele é projetado seja ultrapassada. Quando isso ocorre, ele corta a alimentação da sua instalação elétrica. O corte impede com que o curto-circuito ou sobrecarga permaneça afetando a instalação elétrica, evitando problemas como queima dos equipamentos ligados à rede ou incêndios.

Além da função intangível de controle da corrente, há também a função prática: desligar o fornecimento de energia da instalação. Ao desativar o interruptor é possível efetuar reparos na instalação elétrica, como troca de chuveiros ou outros equipamentos. Assim, tal atividade pode ser feita em segurança. Sem o risco de choque elétrico, já que o disjuntor desarmado está impedindo a passagem de tensão e corrente.

Existe um disjuntor correto e indicado para cada caso, e você pode aproveitar para conferir alguns deles no nosso site. Porém muito cuidado ao tomar essa decisão! Peça sempre o auxílio de um profissional eletricista para o correto dimensionamento da sua instalação, evitando assim problemas maiores no futuro.

Quer saber mais sobre proteção elétrica residencial? Acesse nosso post sobre o Dispositivo de Proteção de Curto (DPS), que protege sua casa da descarga vinda de raios e surtos de tensão na rede elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *