A Importância dos Produtos de Segurança

Compartilhe o conteúdo:

Há pouco tempo falamos aqui sobre a importância dos EPIs e da NR-12. Agora é a hora de analisar os componentes que garantem a segurança das máquinas e dos operadores. O que você conhece sobre safety?

Atualmente existem diversos produtos desenvolvidos exclusivamente para aumentar os níveis de segurança de máquinas e instalações existentes. E sempre surgem produtos novos, que fornecem proteções de acordo com a necessidade das novas indústrias.

Tal preocupação surge em um momento onde visamos reduzir ao máximo os riscos de acidentes de trabalho. Dessa forma, a popularização dos itens de safety e os projetos de adequação NR-12 vem ganhando espaço.

A redução de riscos deve ser uma prioridade em qualquer empresa, e utilizar os equipamentos disponíveis no mercado é algo que deve ser feito imediatamente. Abaixo listamos alguns exemplos de produtos de safety que devem ser usados na indústria, melhorando a segurança de operadores e máquinas, e garantindo um bom funcionamento e desempenho da empresa.

RELÉS DE SEGURANÇA

O ponto central de todo projeto são os relés de segurança. Eles são os responsáveis por garantir a segurança do operador e a parada da máquina sempre que um dos dispositivos de emergência é acionado.

Cada um dos relés monitora uma função específica da máquina, mas podemos conectá-los a outros relés para garantir a cobertura completa de uma linha de produção ou planta. Todos os relés precisam atender diversos padrões de segurança, que garantirão sua funcionalidade e sua operação da forma devida.

Relé de Segurança - Safety
Relé de Segurança modelo Sentry SSR10.

Dentre as funções disponíveis do relé podemos destacar os sistemas de parada de emergência, onde o relé é o responsável por interromper o funcionamento de uma máquina ao receber o comando de um atuador, que pode ser um botão de emergência ou um sensor de presença, por exemplo.

Podemos citar também a função de controle, nos casos onde hajam portas ou escotilhas que devem permanecer fechadas. Os relés recebem de um sensor de posição a informação sobre o estado da porta, caso ela esteja aberta indevidamente, ele impede o funcionamento da máquina. Dessa forma, ajuda a diminuir os riscos de um acidente ser causado.

CHAVES E SENSORES DE SAFETY

Como os relés servem para controle das funções, eles precisam receber sinais vindos de outras fontes. Nesse ponto entram os sensores. As mais variadas formas de sensores atuam cobrindo diversas formas possíveis de controle e segurança, visando garantir uma proteção extra para a indústria.

CORTINAS DE LUZ

Como diz o nome, ela funciona como uma cortina invisível, que mantém uma área de isolamento próximo a uma máquina em movimento. Os feixes de luz infravermelho são emitidos por uma das partes do dispositivo e captados pela outra, de forma ininterrupta. Caso algo passe entre os sensores, imediatamente é enviado um sinal de emergência para o relé, forçando a parada da máquina. Dessa forma conseguimos uma proteção confiável, compacta, eficiente e segura.

TAPETES DE SEGURANÇA

Os tapetes de segurança funcionam com ativação mecânica, respondendo a pressão exercida sobre eles. Eles são posicionados em regiões críticas, onde não deve haver presença de corpos, e quando acionados emitem um sinal que pode ser indicado como parada ao relé. Há casos onde o tapete pode ser configurado em conjunto com a cortina de luz, permitindo que a cortina seja atravessada enquanto o tapete está pressionado.

CHAVE DE TRÊS POSIÇÕES

As chaves do tipo alavanca de três posições são a solução ideal para equipamentos que devem ser operados por uma pessoa. Com ela é possível garantir que o maquinário fique parado caso não haja um operador. Nessas chaves existe um botão com três posições: solto, levemente pressionado e completamente pressionado. Quando o botão está solto, a máquina entende que não há operador e não é acionada. Quando o botão é levemente pressionado, é recebido o comando de inicialização e então todo o sistema é iniciado, porém se pressionar o botão completamente, a máquina volta ao estado parado.

Manopla com botão de 3 posições

O grande diferencial deste tipo de chave se dá em situações de emergência. Numa situação de estresse e perigo o operador pode não reagir soltando o botão para parar a máquina. Assim, caso ele pressione o botão de controle até o fim, a máquina recebe o mesmo comando de parada, e só será religada depois de efetuado o reset do relé, evitando que a situação de risco possa voltar a ocorrer.

DISPOSITIVO DE CONTROLE BIMANUAL

Este é um dos tipos mais conhecidos na indústria, especialmente em operações que coloquem em risco a desatenção do operador, como uso de prensas. No dispositivo bimanual estão presentes dois botões de acionamento, se pressionar eles de forma individual, a máquina não será acionada. Para que haja o acionamento do equipamento é preciso que ambos os botões sejam acionados simultaneamente, ou seja, precisam ser ativados com ambas as mãos, evitando que o operador possa se colocar em situação de risco.

INTERRUPTORES MAGNÉTICOS

Os interruptores magnéticos funcionam no controle de portas ou escotilhas que devem se manter fechadas, ou no controle de peças que precisam se manter alinhadas, por exemplo.

Dessa forma, quando os sensores se desencontram e o sinal entre eles é perdido, pode ser enviado um sinal de parada de emergência para o relé de segurança responsável pelo controle do sensor. Assim a operação da máquina pode ser interrompida, evitando o funcionamento sem a segurança necessária.

BOTÕES DE PARADA DE EMERGÊNCIA

Os botões de parada de emergência são os tradicionais botões vermelhos chamativos que vemos nas empresas e quadros de comando. Eles devem ser acionados em casos onde haja risco para algum operador ou a máquina esteja apresentando problemas. Seu funcionamento deve ser imediato, parando o funcionamento da máquina e evitando novas situações de risco ou o agravamento da atual.

Botão de parada de Emergência
Botão de parada de Emergência ABB

CHAVES DE SEGURANÇA

Capazes de garantir o travamento de uma porta ou escotilha que deve ser mantida fechada durante a operação, as chaves de segurança são uma das mais eficientes e seguras forma de bloqueio. Com o uso de um dispositivo com travamento mecânico em uma porta podemos garantir que ninguém poderá abrir o mecanismo durante a operação da máquina. Ele recebe a indicação de travamento e mantém travado até receber um comando de desbloqueio, que pode ser enviado através de parâmetros de segurança previamente definidos.

CLP DE SEGURANÇA

Mais robustos que relés, os CLPs de Segurança são a solução para quem precisa de muitos controladores simultâneos. Os controladores de segurança são capazes de receber e analisar os múltiplos sinais recebidos dos sensores e realizar funções específicas de acordo com o que recebem de programação.

O investimento inicial em um CLP de segurança pode ser mais alto, porém em aplicações complexas e que recebem sinais de múltiplos sensores, mas eles se tornam uma opção mais vantajosa que a aplicação de grandes quantidades de relés de segurança.

CLP de Segurança modelo Pluto B20 v2

QUER SABER MAIS?

Existem diversos produtos e equipamentos para segurança industrial, e somente a utilização correta deles pode garantir que os riscos sejam minimizados. Por isso sempre escolha um profissional da área para fazer análises de risco e adequações de normas para sua empresa.

Para saber um pouco mais sobre materiais de segurança, automação e materiais elétricos, curta nossa página no Facebook e acesse nosso site.

Participe também dos cursos e treinamentos gratuitos que a RH prepara para você, se mantendo atualizado e sempre conhecendo as novidades da indústria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *