Case: Quadro geral de baixa tensão (QGBT)

Compartilhe o conteúdo:

A RH Materiais Elétricos recebeu de um cliente uma solicitação para projetar e montar um QGBT capaz de controlar diversos acessórios de uma extrusora de plástico.

Dentre os equipamentos que devem ser controlados, encontram-se silos de matéria-prima, compartimentos de água gelada para resfriamento do produto, máquinas de corte, entre outros.

Com as informações das cargas necessárias para o funcionamento de cada acessório, que variavam entre 10kW e 95kW, o projeto foi analisado pela equipe de engenharia da RH, levando em consideração o pedido do cliente e as necessidades para execução, até chegarmos em um esquema final capaz de cobrir todas as requisições.

Parte do esquema elétrico do QGBT

Após a conclusão do esquema foi criado um modelo 3D do painel, que serve como guia para a montagem. A visão 3D foi passada aos técnicos da RH, que a tomaram como base para dar vida ao painel.

Todos os produtos utilizados no esquema foram fixados ao painel, de acordo com a previsão do molde 3D, restando apenas a adição dos barramentos para a ligação entre deles.

Os barramentos foram instalados de acordo com o projeto, visto que todos foram feitos pelos técnicos da RH, exclusivamente para a montagem deste painel, utilizando as dimensões exatas do projeto.

Com os barramentos instalados o painel estava pronto para ser finalizado. Com as ligações prontas, restaram apenas alguns ajustes finais para adequação do painel. No término do projeto ele será levado à empresa solicitante, onde controlará os processos dos acessórios da extrusora, garantindo a funcionalidade e eficiência da linha de produção.

Os quadros de comando e painéis da RH Materiais Elétricos são projetados exclusivamente para a necessidade de cada cliente, criando produtos únicos e personalizados para atender qualquer requisição.

Entre em contato com a RH para solicitar seu orçamento e tenha a garantia de um produto único, com a reconhecida qualidade RH e a tranquilidade de um projeto bem executado.

3 comentários em “Case: Quadro geral de baixa tensão (QGBT)

    • Ramoel Autor do postResponder

      Olá Antonio!
      Sim, usamos o EPLAN para criar nossos projetos elétricos. Também usa a ferramenta?

  1. Antonio Carlos Cunha Responder

    Sim, utilizo, gostaria de aprender mais na parte do propanel com barramentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *