Chave de Segurança (Safety parte 4)

Compartilhe o conteúdo:

As chaves de segurança são um dos principais elementos de proteção para ambientes de risco. Adequadas à NR-12, os modelos de chave da ABB são sua melhor garantia de segurança e confiabilidade na aplicação. Com chaves de travamento mecânico, você possui indicações de status que garantem que o ambiente esteja devidamente protegido. Há também chaves com opção interna de desbloqueio, possibilitando a fuga de pessoas que possam ter ficado presas na parte interna da zona isolada.

Na quarta parte do nosso especial sobre segurança, conheça mais sobre esses dispositivos tão importantes na indústria, e que muitas vezes passam despercebidos.

CHAVE DE SEGURANÇA MKEY

As chaves de segurança da linha MKey são usadas para monitorar e travar portas e escotilhas. A chave é montada na estrutura, enquanto o atuador fica posicionado na parte móvel do produto. Todos os produtos da linha possuem uma função segura de intertravamento, com alguns modelos podendo ser travados de acordo com o sinal de travamento recebido, podendo ser usado como trava de processo ou de segurança, com função de destravamento de segurança.

Linha de Chaves MKey ABB
Linha de Chaves MKey ABB

Os produtos MKey estão disponíveis em diferentes modelos, com materiais, tamanhos e capacidade de retenção, tornando a linha apta a ser utilizada nas mais diferentes necessidades de aplicação.

Características da chave de segurança MKey
Características da chave de segurança MKey

MODELOS

  • MKey5 – com corpo em plástico ou metálico e atuador em plástico ou aço inoxidável, a linha MKey5 possui equipamentos com força de retenção de 12N ou 40N, para aplicações onde a abertura de portas ou escotilhas não represente um risco muito elevado.
  • MKey8 – design robusto em um equipamento de ferro fundido ou aço inoxidável garantem uma força de retenção de até 2000N.
  • MKey9 – com corpo plástico e atuador em aço inox, garante uma força de retenção de até 1800N, com excelente custo-benefício e fácil instalação.

Materiais e Classes de Proteção

Os diferentes materiais de encapsulamentos e atuadores da linha garantem um produto para cada tipo de aplicação. Os modelos de atuador metálico oferecem uma maior resistência ao desgaste mecânico, enquanto as opções do corpo do produto em aço inoxidável ou ferro fundido permitem a utilização em ambientes extremos. Seja pela presença de elementos químicos ou pressão de jatos de água, as chaves da linha MKey possuem proteção até IP69K nos modelos com corpo e atuador em aço inoxidável 316, garantindo resistência até altas temperaturas, como processos de alimentos e indústrias químicas. Já nos demais modelos o grau de proteção é IP67, garantindo a segurança e eficiência da instalação em ambientes com alguma incidência de água.

Botão de Saída de Emergência

O modelo MKey8ER possui um botão de emergência manual na parte traseira do produto. O botão permite que, em casos que uma pessoa fique presa dentro da área de risco involuntariamente, ela possa pressioná-lo para sair de forma segura. Ao pressionar o botão, a trava é liberada e a porta ou escotilha pode ser aberta novamente.

Alimentação para Travar ou Destravar

Dois modelos de bloqueio diferentes estão disponíveis:

                – Bloqueio por mola: os modelos com esse bloqueio são automaticamente travados quando a porta é fechada. Um sinal de +24VDC deve ser enviado para que o dispositivo seja desbloqueado, atuando como trava de segurança.

                – Bloqueio Eletromagnético: ao receber o sinal de +24VDC a chave é ativada e bloqueia o dispositivo durante o período. Quando é retirada a alimentação, o dispositivo é desbloqueado, fazendo que esses modelos atuem apenas como trava de processos.

CERTIFICAÇÕES DA CHAVE DE SEGURANÇA MKEY

Certificações das chaves MKey

CHAVE DE SEGURANÇA GKEY

Uma solução robusta feita em carcaça fundida para portas deslizantes e articuladas. A linha GKey oferece uma função de intertravamento com alto nível de proteção, necessitando de um sinal elétrico para desbloquear a porta, fazendo com que a GKey seja uma trava de segurança.

Chave de Segurança GKey da ABB
Chave de Segurança GKey da ABB

O corpo da chave possui um botão de emergência na parte traseira, para desbloqueio manual em casos de, indevidamente, algum operador ficar preso dentro do ambiente controlado. Há também 4 espaços para inclusão de botões ou sinaleiros de 22mm na parte frontal do corpo da chave.

Características da chave de segurança GKey
Características da chave de segurança GKey

CONCLUSÃO

Com as chaves de segurança adequadas à NR-12 você garante uma melhor proteção ao ambiente e aos operadores. Com opções de monitoramento da posição e status da chave você tem a garantia de que o processo só será iniciado caso cumpra todos os parâmetros de segurança e redundância previstos, evitando assim acidentes e exposição à riscos.

Um comentário em “Chave de Segurança (Safety parte 4)

  1. Erci Luiz Olszwski Responder

    Boa tarde.

    Estou precisando de uma cotação para a compra de duas chaves de segurança da gkey da ABB, para instalação em dois robôs industriais, também da ABB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *