Motor Elétrico IR3: O que você precisa saber

Compartilhe o conteúdo:

O Motor Elétrico IR3 ganhou destaque nos últimos meses com o surgimento da discussão sobre a atualização do modelo atual, o IR2. Com a principal característica de ser mais eficiente que seu antecessor, o motor elétrico IR3 começa a ganhar espaço na indústria. Todos os motores elétricos entre 0,16cv (0,12kW) e 500cv (370kW), de 2, 4, 6 e 8 polos deverão ser gradativamente substituídos para o novo modelo. Entenda mais sobre os novos tipos de motores e como essa atualização acontecerá no mercado brasileiro.

Você pode acessar a portaria que define as novas normas para motores elétricos IR3 clicando aqui.

PRAZO PARA COMÉRCIO DE MOTORES IR2

Todas as empresas envolvidas nos processos de compra e venda de motores terão um prazo para se adaptar as novas exigências do mercado. Os limites para compra e venda de motores podem variar de Agosto de 2019 até Agosto de 2021, sendo esse o prazo máximo para as empresas comercializarem motores IR2. Após a data limite de cada um dos setores, apenas motores elétricos IR3 poderão ser comecializados.

  • Fabricantes e importadores de motores elétricos: podem adquirir motores IR2 até Agosto de 2019 e comercializar os motores até Fevereiro de 2020.
  • Distribuidores e revendedores de motores elétricos: podem comercializar os motores elétricos IR2 até Agosto de 2020.
  • Fabricantes e importadores de máquinas motrizes (OEM): podem fabricar ou importar máquinas motrizes com motores IR2 até Agosto de 2020, e comercializar os produtos até Fevereiro de 2021.
  • Distribuidores e revendedores de máquinas motrizes: podem comercializar os produtos com motor IR2 até Agosto de 2021.

MOTORES ELÉTRICOS IR3 NO BRASIL

Em resumo, estão enquadrados na portaria os motores que tiverem as seguintes finalidades:

  • Motores Elétricos Trifásicos de Indução – Rotor Gaiola de Esquilo
  • Destinados a operação no Brasil
  • Para operação com tensão nominal abaixo de 1000V
  • Motores com potência nominal de 0,16…500cv (0,12…370kW)
  • Motores de 2, 4, 6 ou 8 polos

TABELA COMPARATIVA ENTRE MOTOR ELÉTRICO IR2 E MOTOR ELÉTRICO IR3

Abaixo vemos uma tabela que compara os valores de eficiência energética entre os motores elétricos IR2 e os motores elétricos IR3. Embora haja pouca diferença em alguns casos, o impacto no consumo de energia no Brasil será perceptível.

Motor Elétrico IR3 em tabela comparado com Motor Elétrico IR2
Tabela de Eficiência de Motores IR3 e IR2

DESAFIOS DO MOTOR ELÉTRICO IR3

Para se fabricar motores de alto desempenho não se pode pensar apenas em redução de custos e aumento de eficiência. É preciso pensar em cada detalhe: rolamentos, ventiladores, temperatura, vibração, peso, ruído, etc. Apenas alinhando todos os fatores é que teremos um produto de alta qualidade, eficiente e confiável.

Focados muito além da eficiência energética, pensando também em desempenho e alta disponibilidade, os motores da ABB são fabricados de forma que minimizam os custos ao longo de toda a vida útil do produto.

Como a energia elétrica é, em geral, o maior custo ao longo da vida útil de um motor, o aumento do preço da energia tem colocado cada vez mais destaque para questões de eficiência energética. Ao redor do mundo, há programas de incentivo para utilização de produtos mais eficientes. Com isso, muitos fabricantes criam produtos eficientes mas comprometem a qualidade e desempenho dos seus motores.

Para a ABB, o segredo é criar motores eficientes que minimizam o custo ao longo da vida útil. Baseando tudo no mais alto padrão de qualidade, desde o projeto até a fabricação do motor.

MISSÃO ABB NA CONSTRUÇÃO DE MOTORES

Com a missão de trazer motores mais eficientes e com a mesma qualidade e confiabilidade, a ABB melhorou seu projeto de fabricação em diversos aspectos. Como por exemplo:

  • Fabricação de núcleo magnético em materiais de qualidade superior. Utilizando chapas magnéticas mais finas e núcleos mais compridos para reduzir a densidade do fluxo magnético.
  • Melhor design nas ranhuras, com alinhamento perfeito entre elas.
  • Utilização de mais cobre no estator, melhorando o fator de preenchimento das ranhuras.
  • Uso de rolamentos de primeira linha, garantindo mais confiabilidade e menor atrito na operação.
  • Correto dimensionamento de ventiladores: grande o suficiente para refrigerar o motor, mas pequenos o suficiente para reduzir o atrito.
  • Entre diversos outros aspectos.

Há mais de 100 anos fabricando motores elétricos, a ABB possui vasto conhecimento no funcionamento e performance de motores. Fabricando produtos de qualidade, com preço competitivo e grande vida útil, os motores ABB garantem ao cliente a certeza de adquirir um produto eficiente, de alto desempenho e pronto para impulsionar seus negócios por muito tempo.

Um comentário em “Motor Elétrico IR3: O que você precisa saber

  1. generic cialis cost Responder

    Hi! This is kind of off topic but I need some
    help from an established blog. Is it very hard to set up your own blog?
    I’m not very techincal but I can figure things out
    pretty fast. I’m thinking about setting up my own but I’m not sure where to begin. Do you have any tips or suggestions?
    Appreciate it

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *