Como funcionam os Dispositivos de Segurança – Safety (parte 1)

Compartilhe o conteúdo:

Ao realizar melhorias na indústria, por vezes esquecemos de um dos principais fatores: a segurança. Ao procurar produtos da linha safety, devemos considerar acima de tudo a qualidade do produto. O principal fator de uma escolha deve ser a confiabilidade do investimento, pois ele será responsável por garantir a integridade de máquinas e operadores de acordo com a NR-12.

Pensando nisso todos os produtos da ABB possuem certificados reconhecidos internacionalmente. Com as aprovações de órgãos como TÜV, UL e CE, os produtos de Safety da ABB estão aptos para funcionamento em todos cenários de indústria no Brasil, Estados Unidos e Europa, garantindo a qualidade global do produto em qualquer parte do mundo.

Com opções de produtos cobrindo todas as utilizações, você possui a segurança de ter uma só marca, com 100% de compatibilidade para todas as necessidades. Desde os processos mais simples até os mais complexos você pode confiar na qualidade e excelência da marca.

Os produtos ABB são completos, robustos e fáceis de usar, o que garante a confiabilidade, reposição e adaptabilidade inigualáveis no mercado, ideais para adequações NR-12. Com um mesmo produto você controla todos os dispositivos de segurança (com exceção de comando bi-manual), o que possibilita uma redução gigantesca na necessidade de manter um estoque com dezenas de peças, uma para cada sensor. Com os relés de emergência SSR10 e SSR20 da ABB você tem tudo em um só produto.

Tudo isso alinhado à disponibilidade de pronta-entrega e reposição sempre que necessária que a RH Materiais Elétricos garante a você, toda a solução de segurança é facilitada. Você ganha eficiência e segurança, reduz custos e riscos, e sai ganhando sempre!

LINHA DE PRODUTOS DE SEGURANÇA
PARA NR-12

CLP DE SEGURANÇA – PLUTO

CLP de Segurança da Linha Pluto

Um controlador programável de segurança compacto, fácil de usar, robusto e com excelente custo-benefício, que pode ser usado em uma grande variedade de aplicações: pequenos e grandes sistemas, para processos e funções de segurança em diferentes tipos de equipamentos.

  • Custo-benefício: a linha Pluto pode controlar a maioria dos tipos de dispositivos de segurança do mercado, como sensores analógicos, válvulas e muitos outros.
  • Fácil de usar: toda a programação do CLP é feita através do “Pluto Manager”, um software gratuito que permite alterar os parâmetros do equipamento quando necessário de forma simples e fácil.
  • Conexões: os modelos com barramento de comunicação de segurança simplificam o design dos sistemas graças ao conceito de um mestre para todos equipamentos. Uma linha de gateways permite a comunicação com outras redes e também o monitoramento remoto do sistema Pluto.
CLP de Segurança Pluto

ACESSÓRIOS

  • Gateways: permitem uma conexão em duas vias entre o barramento de comunicação Pluto e todas as unidades conectadas a ele. Blocos de função já prontos no Pluto Manager facilitam a comunicação entre os dispositivos.
  • Encoders: encoders rotativos absolutos podem ser utilizados para determinar o posicionamento seguro. Os encoders são projetados para conectar à rede de comunicação Pluto, garantindo um controle fácil e absoluto de posição e velocidade, já que estão disponíveis o monitoramento de velocidade zero e excesso de velocidade.
  • IHM: interfaces para controle de processos podem ser conectadas na porta de programação dos CLPs Pluto, com cabos específicos e comunicação em Modbus ASCII.

CERTIFICAÇÕES

RELÉS DE SEGURANÇA – SENTRY

Relés de Segurança – Linha Sentry ABB

Os relés de segurança Sentry são robustos e fáceis de usar, adequado para todos os tipos de aplicações de segurança. A série contém desde modelos básicos para aplicações simples com saídas para expansão, até modelos flexíveis com funções de tempo extremamente precisas.

A expansão permite a instalação de diversos relés de segurança ligados a um mesmo sensor, de forma que um botão, sensor ou outro dispositivo seja capaz de acionar a parada de emergência em máquinas diferentes.

Fáceis de usar e completos, os relés de segurança cumprem com robustez e confiabilidade as funções simples e avançadas as quais são submetidos, garantindo soluções avançadas de acordo com a necessidade do projeto.

CERTIFICAÇÕES

Os Relés de Segurança Sentry possuem os principais certificados de qualidade do mundo.

PARADA DE EMERGÊNCIA

Dispositivos de Parada de Emergência ABB

Os botões de parada de emergência são utilizados para interromper funções perigosas de máquinas e equipamentos. A ABB oferece uma ampla gama de produtos para montagem externa ou em painéis, com corpo em plástico ou metálico, garantindo aplicação em todos as necessidades e tipos de conexão.

MODELOS

  • Smile: pequeno e fácil de montar, o tradicional botão de emergência da ABB permite a instalação em espaços reduzidos. Com opções de conector M12 ou por cabos, você pode escolher o produto que mais se adequa a cada situação. Com um LED indicador de estado, as chances de erro de leitura são diminuídas. O modelo padrão possui 2 contatos que podem controlar dispositivos de segurança de todas as marcas.
  • Compact: menor que o anterior e mais resistente, o modelo Compact possui grau de proteção até IP69K, é ideal para aplicações em ambientes severamente úmidos, como indústrias de alimentos e bebidas.
  • EStrong: a unidade robusta dos botões de emergência. É desenvolvido em aço inoxidável, com uma proteção IP69K, suporta altos níveis de temperatura e pressão. Ideal para aplicação em setores da indústria de alimentos e produtos químicos.
  • INCA: um botão de parada de emergência para instalação em painéis. Projetado para instalação em saídas de 22,5mm, possui um terminal removível que facilita na instalação e substituição do produto. Possui LED que facilita a leitura do status do equipamento e diminui os erros.
  • Smile Reverse: com todas as funções do modelo tradicional, sua diferença está na forma como a base é montada. De forma invertida, ele permite a instalação do modelo em portas de painéis, garantindo a utilização do botão mesmo com o painel fechado. Seu corpo em IP65 garante proteção mesmo em equipamentos onde possa ocorrer umidade e presença de pó. O LED frontal indica o status do equipamento, permitindo uma leitura fácil e com menor risco de erros.

Os botões de emergência devem sempre ser instalados como complemento a outros tipos de dispositivos de segurança, e em nenhum momento devem substituir eles.

CERTIFICAÇÕES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *