Como funciona um Relé de Segurança?

Compartilhe o conteúdo:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Muito utilizado em empresas, especialmente na adequação as normas NR12, o relé de segurança garante proteção a funcionários e também equipamentos. Quer saber mais? Leia o artigo especial que fizemos para você.

O RELÉ DE SEGURANÇA

Quando necessitamos de um relé de segurança, precisamos de um produto seguro e confiável, capaz de realizar a parada da máquina ou da operação no menor tempo possível. Porém, como existem diversos tipos diferentes de atuadores, alguns produtos podem deixar a desejar em algum aspecto.

Buscando criar um produto para suprir a necessidade dos mais diferentes tipos de aplicações, a ABB trouxe para o mercado o Sentry SSR10. Um dispositivo compacto, capaz de controlar os dispositivos de forma segura e confiável, e que pode ser utilizado em praticamente todas as aplicações industriais.

Relé de Segurança - Safety
Relé de Segurança modelo Sentry SSR10.

SENTRY SSR10

Medindo somente 22,5mm de largura, o Sentry pode ser instalado em painéis e quadros de comando sem atrapalhar ou roubar o espaço de outros equipamentos. Ele possui 4 contatos, sendo 3 Normalmente Abertos e 1 Normalmente Fechado.

Na sua face também existem 3 LED indicadores de status, que demonstram o estado das chaves ligadas em suas entradas e também do estado do relé: se está acionado, como emergência, ou em funcionamento normal.

Além disso existe uma chave seletora, que possibilita alterar o tipo de reset esperado para que o relé retome seu funcionamento. No reset automático, ao efetuar o reset do botão de emergência, por exemplo, o circuito é realimentado e volta ao funcionamento. Porém no modo manual, precisamos de um sinal de reset enviado até o relé, e só após receber esse comando o circuito poderá ser realimento.

COMO FUNCIONA O RELÉ DE SEGURANÇA

Com funcionamento relativamente simples, os relés de segurança não depende de grandes conhecimentos para sua instalação. Devemos sempre observar as necessidades de cada aplicação, como redundância ou comandos de acionamento bimanual, pois essas aplicações precisam de um pouco mais de atenção.

O sensor SSR10 da ABB possui 3 saídas NA e 1 NF, onde as máquinas e equipamentos devem ser conectados. Ao alimentar o circuito, as saídas mudam de posição, permitindo o funcionamento da máquina. Porém caso o botão de emergência em uma das entradas seja acionado, o relé atua, voltando ao estado original e interrompendo o funcionamento da máquina.

Selecionando o reset manual do SSR10, ele se mantém no estado de interrupção até receber um comando de reset, que pode ser dado através de um botão de contato momentâneo, por exemplo. Também existe a possibilidade do reset automático, onde ao liberarmos o estado de atuação dos dispositivos de emergência temos o acionamento do relé, permitindo o funcionamento da carga ligada a ele novamente.

APLICAÇÕES

Muito versátil, o SSR10 pode servir como relé principal para sistemas com botões de emergência, cortinas de segurança, chaves magnéticas, sensores de posição, etc. Capaz de cobrir circuitos simples, como botões de emergência, até circuitos OSSD, como chaves magnéticas, o Sentry SSR10 reduz muito a quantidade de produtos necessários para sua empresa. Afinal, com 1 modelo de relé pode-se suprir a necessidade de diversas aplicações.

Porém devemos ficar atento a um detalhe: o SSR10 não faz comando de acionamento bimanual. Para estes casos, devemos utilizar outro modelo da família, o Sentry SSR20.

Para facilitar ainda mais a instalação, o relé possui 4 blocos removíveis para contatos. Assim, caso ocorra um problema com o equipamento, basta remover os blocos do relé, substituir o SSR10 por um novo, e colocar os mesmos blocos com os contatos parafusados aos cabos já instalados. Assim, não precisamos substituir fios e cabos, evitando ligações erradas.

Esquema de ligação do Sentry SSR10
Esquema de ligação do Relé de Segurança Sentry SSR10

CONCLUSÃO

Podemos utilizar o Sentry SSR10 nos mais diversos tipos de indústria, pois pode cobrir as mais diferentes necessidades de instalação. Com um produto padronizado para segurança, podendo reduzir o estoque necessário na empresa, bem como facilitar os trabalhos para trocas e manutenções preventivas.

Conheça mais do Sentry SSR10 acessando nosso site: www.rhmateriaiseletricos.com.br

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

5 comentários em “Como funciona um Relé de Segurança?

    • José Luís dias de sousa Responder

      Quantos contatores pode proteger com um único relê?

    • Ramoel Autor do postResponder

      Olá Edmilson José, tudo bem?

      Estamos em constante evolução dos nossos conhecimento para levarmos informações de qualidade para vocês.

      Grande abraço!

  1. Eli Teixeira de Oliveira Responder

    Boa tarde,
    Quero acrescentar botões de pulso, liga desliga motores; qual entrada usaria para fazer esta função? Considerando que teria que continuar usando o botão rearme e botão de emergência, porém, os contatores de força só podem ser energizados através do botão liga e também desligando pelo botão desliga, sem usar o emergência.
    Abcs.

  2. Clodoaldo Henrique da Silva Responder

    Bom dia ,existe um número certo de botoeiras de emergência que podem ser instaladas em um único relé,ou é ilimitado?muito obrigado pela atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *