Sensores de Posição e Segurança (Safety Parte 3)

Compartilhe o conteúdo:

Segurança é sempre um dos assuntos mais necessários para a indústria. Continuando nossa série que busca trazer os principais produtos elétricos para segurança industrial, vamos apresentar hoje os Sensores de Posição e Segurança. Abaixo, você irá conhecer mais sobre os produtos sem contato, capazes de garantir a segurança e funcionamento dos mais diversos tipos de máquinas.

SENSORES EDEN

Os sensores sem contato da ABB são usados para monitorar posicionamento seguro de equipamentos e portas. A linha Eden consiste em duas partes: Adam e Eva. O sensor Adam percebe a presença do atuador Eva sem a necessidade de contato entre eles, evitando assim o desgaste dos produtos. O tamanho compacto e a possibilidade de montagem em 360º garante a linha Eden uma fácil instalação na maioria das aplicações.

Sensores de Segurança EDEN
Sensores EDEN Adam e Eva

Diferentes modelos de Eden estão disponíveis para outros tipos de módulos e controle, fazendo com que os fatores de segurança e proteção atinjam níveis altos com os mesmos equipamentos.

Características da linha Eden

APLICAÇÕES

  • Portas e escotilhas: em aplicações onde deve-se manter uma escotilha fechada, os sensores Eden verificam a posição durante todo o tempo. Caso a escotilha seja aberta durante a operação, o sensor atua ativando a parada de emergência e interrompendo a atividade da máquina.
  • Controle de posição:  em máquinas ou robôs partes mecânicas móveis que possam representar risco em casos de manutenção ou presença humana no ambiente é possível usar os sensores Eden como verificador de posição. Caso o equipamento deixe a posição estabelecida como “segura” enquanto o operador está no ambiente, é ativada a parada de emergência e o movimento da máquina ou robô é interrompido.

CERTIFICAÇÕES DO DISPOSITIVO DE SEGURANÇA

Certificações da linha Eden

LINHA SENSE7 DE SENSORES DE SEGURANÇA

Os sensores magnéticos codificados da linha Sense7 funcionam para intertravamento de portas e escotilhas. Com uma fácil codificação e instalação, os sensores atingem altos níveis de segurança, garantindo proteção e confiabilidade.

Sensores magnéticos de segurança Sense7
Sensor Magnético Sense7 da ABB

Os sensores Sense7 possuem capacidade para operar mesmo em ambientes rigorosos. Os modelos fabricados em aço inoxidável garantem higiene e resistência, assim como sua qualidade e confiabilidade de operação.

Características da linha Sense7

CHAVES DE SEGURANÇA ELETROMAGNÉTICAS LINHA MAGNE

A chave eletromagnética de processo Magne é desenvolvida para bloqueio de portas e escotilhas. Normalmente usada para evitar interrupções de processos indevidas, como por exemplo operações de solda.

Linha Magne se sensores de segurança
Trava Magne ABB

Alguns modelos Magne possuem um sensor Adam integrado, que facilita o alcance a níveis mais altos de proteção nas funções de travamento. Com uma força de retenção de no mínimo 1500N com +24VDC, você também pode optar por adicionar um dispositivo âncora na parte móvel da porta ou escotilha, garantindo ao menos 30N de força mesmo sem alimentação do atuador.

Características da linha Magne

Com uma proteção em alumínio, com grau de proteção IP67, os produtos da linha Magne são ideais para ambientes extremos. Como a linha Magne4 possui o sensor Adam integrado, a quantidade de cabos é significativamente reduzida, de forma que os dois produtos são ligados através de uma conexão M12, o que agiliza a instalação e diminui a chance de erros de conexão.

Uma função de intertravamento indica quando a porta está aberta ou fechada, prevenindo movimentos do equipamento enquanto a porta está aberta, porém sem interromper a utilização dela. Quando a função de travamento é ativada, ela aciona seu sistema magnético e garante que a porta é mantida fechada durante toda a operação.

CERTIFICAÇÕES DO DISPOSITIVO DE SEGURANÇA

Certificações da Série Magne nas chaves de segurança

3 comentários em “Sensores de Posição e Segurança (Safety Parte 3)

  1. Luiz A Pratali Responder

    Estes sensores magneticos ABB podem substituir Limites de Curso com roldanas (aberto e fechado), instalados em Elevador Panoramico aplicado em região maritina chuvosa? O selnsores de roldana não estão suportando as condiçoes do ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *