Cortina de luz é um dos principais produtos para segurança e adequação NR-12 em equipamentos industriais. Atuando para parar a máquina, ela garante a segurança do funcionário e protege áreas sensíveis.
Na primeira parte do nosso especial sobre dispositivos de segurança, mostramos os benefícios e vantagens do CLP de Segurança Pluto, do Relé de Segurança Sentry e dos Dispositivos de Parada de Emergência.
Hoje falaremos sobre as cortinas de luz. Um equipamento excelente para controle seguro de áreas e ambientes que não devem ser violados durante determinadas operações. As cortinas de luz são capazes de detectar presença de dedos, mãos ou corpos, de acordo com suas especificações.
Conheça um pouco mais sobre os tipos de dispositivos existentes, e como cada um pode ser aplicado a fim de criar soluções completas para qualquer setor da indústria.
SELEÇÃO DA CORTINA DE LUZ
Para a melhor utilização das cortinas de luz devemos saber para qual função ela está sendo utilizada. Como os modelos possuem diferenças em suas resoluções, eles possuem aplicações diferentes.
DETECÇÃO DE DEDO
Cortinas de luz com feixe de detecção de 14mm de espaçamento são utilizadas para detecção de dedos. Nos casos que a proteção precise estar próxima à máquina, onde o operador necessite de proximidade para visualizar e manusear o equipamento, optamos pela grade de detecção de dedos, que protege o local acionando uma parada de emergência caso qualquer corpo estranho passe entre seus sensores.
DETECÇÃO DE MÃO
As cortinas de luz com feixe de detecção de 30mm de espaçamento são utilizadas para aplicações que buscam evitar a inserção de mãos ou outras partes do corpo próximas à máquina. Ela possui uma maior distância de sensoriamento quando comparada ao modelo de dedos. Porém ela deve ser utilizada em uma distância maior do que a anterior.
DETECÇÃO DE CORPO
As cortinas de luz adaptadas para detecção de presença de corpos são pensadas para isolação de perímetros, evitando a entrada de qualquer corpo no ambiente de operação. Sua instalação deve se dar em uma distância muito maior que as anteriores. Isso acontece porque seus feixes são abertos e não são pensados para detectar apenas pequenas partes.
DETECÇÃO DE CORPO POR FEIXE ÚNICO
Não podendo ser usados como detecção de corpo, os sensores de feixe único são utilizados em combinações com outros equipamentos de segurança. O seu uso mais comum é junto de estruturas fixas, que restringem a abertura de determinado local, de forma que não é possível passar por ela sem acionar o sensor de feixe único.
RESOLUÇÃO E DISTÂNCIA DE SEGURANÇA
Os sensores óticos de segurança devem ser instalados de forma que ninguém possa acessar a zona de risco sem antes passar pela área de detecção da cortina de luz. A distância da área de risco até o sensor deve ser grande suficiente para permitir que a máquina tenha tempo de parar antes de alguém chegar na área de risco.
A distância de segurança necessária é influenciada pela resolução da cortina de luz. Quanto mais próximos os feixes de luz, mais próximo do equipamento a cortina pode ficar. Dessa forma, as cortinas com detecção de dedo podem ser colocadas muito mais próximas da área de risco do que as cortinas de detecção de corpo, por exemplo.
COMO CALCULAR A DISTÂNCIA DA CORTINA DE LUZ
O cálculo da distância para sensores com resolução igual ou menor que 40mm pode ser feito seguindo a seguinte fórmula:
S = (2000 x T) + 8 x (d – 14)
Onde S é a distância necessária da cortina de luz para a área de risco da máquina.
2000(mm/s) é a velocidade de reação/movimento de mãos e braços definida por norma.
T é o tempo de parada da máquina. Ele deve ser medido utilizando equipamentos específicos que medem o tempo do acionamento do dispositivo até a parada completa do equipamento que deve ser protegido.
E d é a resolução nominal em milímetros da cortina de luz que você está utilizando.
Caso utilize a fórmula acima e o valor de S seja superior a 500mm, você pode refazer o cálculo, utilizando 1600mm/s ao invés de 2000mm/s. Porém o valor final deve se manter acima de 500mm, caso contrário, deve ser considerado o valor inicial.
Já para os casos onde a resolução da cortina de luz fique entre 40mm e 90mm, deve-se utilizar outra fórmula onde:
S = (1600 x T) + 850
Onde S se mantém a distância necessária entre a cortina de luz e a zona de risco, 1600mm/s é a velocidade definida em norma para movimento, e T é o tempo de parada da máquina, medido com dispositivo. Já os 850mm são a distância adicional necessária para a garantia de parada da máquina.
MODELOS DE CORTINA DE LUZ
Orion1 Base
As cortinas de luz também podem limitar o acesso dentro de áreas de risco. Se posicionadas na horizontal, podem fornecer uma área de proteção e isolamento próximo ao equipamento.
- Orion1 Base
- Detecção: dedos ou mãos
- Resolução: 14mm para dedos, 30mm para mãos
- Altura de sensores: 15cm a 180cm
- Alcance de atuação: 6m para a versão de dedos, 19m para a versão de mãos
- Possui ajuste de reset automático ou manual
- Possui capacidade de EDM, para atuar controlando dispositivos de segurança simples, como botões de emergência, dispensando o uso de relé ou CLP de segurança
Orion1 Extended
As cortinas de luz modelo Orion1 Extended são fáceis de instalar, por seu tamanho compacto. Possuem duas resoluções para detecção de mãos e dedos, e vem com funções avançadas como a possibilidade de instalação em modo cascata, muting e blanking.
- Orion1 Extended
- Detecção: dedos ou mãos
- Resolução: 14mm para dedos, 30mm para mãos
- Altura de sensores: 30cm a 180cm
- Alcance de atuação: 7m para a versão de dedos, 20m para a versão de mãos
- Ajuste de reset para modo automático ou manual
- EDM para controle de dispositivos simples de emergência sem a necessidade de relé ou CLP de segurança
- Modos de uso adicionais: Muting, Override e Blanking.
- Zona de detecção do modelo Extended cobre 100% do corpo do produto, não havendo pontos sem sensores de detecção.
- Codificação dos dispositivos evita com que haja interferência mútua entre eles durante o uso.
- Instalação no tipo cascata.
Orion2 Base
As cortinas de luz da linha Orion2 Base são eficientes e compactas, ideais para proteção de acessos e áreas de risco. Sendo o modelo básico para proteção de corpo, possui versões com 2 ou 4 feixes de luz, tendo um alcance máximo de até 50m entre o emissor e o receptor. Há também a possibilidade de instalação com espelhos, permitindo a criação de barreiras de proteção angulares.
- Orion2 Base
- Resolução de 2, 3 ou 4 raios
- Altura de detecção de 50cm a 120cm
- Alcance de detecção de até 50m
- Reset manual e automático disponível
- EDM para uso com botão de parada de emergência ou dispositivos simples, dispensando uso de relé ou CLP de segurança
Orion2 Extended
Similar ao modelo Base, a cortina de luz Orion2 Extended serve para detecção de corpos em ambiente controlado, porém possui como principal característica adicional a capacidade para aplicações de muting.
- Orion2 Extended
- Resolução de 2, 3 ou 4 feixes
- Altura de detecção de 50cm a 120cm
- Alcance de detecção de até 50m
- Reset manual e automático disponível
- EDM para uso com botão de parada de emergência ou dispositivos simples, dispensando uso de relé ou CLP de segurança
- Modos de uso adicionais: Muting e Override.
- Sensores de muting integrados diretamente a cortina de luz, sem a necessidade um controlador externo de atuação
Orion3 Base
A cortina de luz Orion3 Base é um modelo leve e resistente para proteção de áreas de isolamento. O diferencial do modelo é a necessidade de apenas uma das partes necessitar alimentação, visto que emissor e receptor estão posicionados no mesmo equipamento. Sem necessidade de alimentação, a segunda parte atua como espelho, refletindo os feixes de luz.
O modelo é projetado para detecção de corpos, possuindo modelos com 2, 3 e 4 feixes, cobrindo distâncias de até 8m entre atuador e espelhos.
- Orion3 Base
- Resolução de 2, 3 ou 4 feixes
- Altura de detecção de 50cm a 120cm
- Apenas 1 lado do sensor precisa estar conectado, com a outra extremidade atuando como espelho
- Alcance de detecção de até 8m
- Reset manual ou automático
- EDM para substituir a função de relé ou CLP de segurança para acionamento de botões de safety simples
Orion3 Extended
A linha Orion3 Extended é completa, confiável e resistente para proteção de corpo e aplicações que necessitem a função muting. Como apenas uma das partes atua como transmissor e receptor, a instalação é facilitada pela necessidade de se alimentar apenas um dos dispositivos. A outra parte atua como espelho, refletindo os feixes de luz que são emitidos.
O modelo é projetado para detecção de corpos, possuindo modelos com 2, 3 e 4 feixes, cobrindo distâncias de até 8m entre atuador e espelhos.
- Orion3 Extended:
- Resolução de 2, 3 ou 4 feixes;
- Altura de detecção de 50cm a 120cm;
- Alcance de detecção de até 8m;
- Reset manual e automático disponível;
- EDM para uso com botão de parada de emergência ou dispositivos simples, dispensando uso de relé ou CLP de segurança;
- Modos de uso adicionais: Muting e Override;
- Sensores de muting integrados diretamente a cortina de luz, sem a necessidade um controlador externo de atuação.
APLICAÇÃO E FUNÇÕES DA CORTINA DE LUZ
A instalação vertical é o modo mais comum das cortinas de luz. Usada como proteção de áreas e partes de risco em máquinas e equipamentos, ela é aceitável para aplicações onde o acesso as máquinas é necessário.
Já a instalação horizontal é utilizada para isolar áreas ao redor de máquinas e equipamentos. Não substituindo um tapete de segurança, porém em uma função similar.
Detecção de dedo para a necessidade de instalação muito próxima do equipamento, a cortina de luz deve estar próxima da máquina, fornecendo boa visão e acessibilidade ao equipamento. O alcance do modo de detecção de mãos é de até 6m com 14mm de espaçamento entre cada um dos feixes de luz.
A detecção de mão possui resolução de 30mm entre seus feixes, sendo indicada para casos onde a cortina de luz fique um pouco mais afastada do equipamento, ela possui um alcance de 19m entre cada parte do sensor.
As cortinas para detecção de corpo possuem 2 a 4 feixes de luz, mas podem ser aplicadas em distâncias de até 50m entre sensor e receptor. A cortina de luz dirigida para proteção de corpo pode ser utilizada com a instalação de espelhos, que garantem proteção de perímetro ao redor de áreas perigosas.
O modo de reset local permite conectar um botão diretamente na cortina de luz, ao invés de precisar de um controlador de segurança. Isso economiza equipamentos, já que dispensa o uso de um relé de segurança, e também portas do CLP que controla todo o sistema.
FUNCIONALIDADES DAS CORTINAS DE LUZ
O modo EDM (na tradução Monitoramento Externo de Dispositivos) permite que a cortina de luz supervisione atuadores e sensores em aplicações simples, eliminando a necessidade de outro controlador de segurança.
A função de blanking permite definir uma quantidade de raios do sensor da cortina de luz que poderão se manter interrompidos durante todo o funcionamento. É utilizado em casos que haja uma peça ou cabo que precise passar pela área de detecção da cortina de luz com frequência. Ao definir um número de sensores que podem ser interrompidos por vez, só será acionado o comando de parada de emergência caso um feixe de luz a mais do que a quantidade definida seja interrompido.
Para aplicações em esteiras ou locais que seja necessário a passagem de produtos através do feixe de luz, o modo de muting permite que uma embalagem, pallet ou carro com produtos passe pelo sensor sem causar a interrupção do serviço. Caso algum produto fique preso ou interrompendo indevidamente o feixe, a função “override” permite o acionamento da esteira ou máquina para que o produto seja removido do sensor e ele volte ao status normal de trabalho.
O modo de instalação tipo cascata permite a instalação de diversas cortinas de luz em série, atuando na proteção da área onde está instalado.
Com a instalação dos produtos sem falha de cobertura (pontos cegos) você garante a mesma proteção em todo o comprimento da cortina de luz. Evitando assim que as extremidades possam ser violadas pela presença de mãos ou dedos.
CERTIFICAÇÕES DAS CORTINAS DE LUZ ORION
Aprovadas nos mais rigorosos testes de qualidade e resistência, as cortinas de luz Orion estão de acordo com diversas normas de segurança globais. Estando aptas para a utilização em adequação NR-12 no Brasil. Confira abaixo as principais certificações e aprovações dos produtos da linha:
Justo o que eu procurava sobre cortina de segurança. Obrigada!
Olá Juliana, tudo bem?
Ficamos muito felizes em poder levar informação de qualidade para você. Se tiver sugestões de conteúdos, pode deixar nos comentário.
Abraço!
I’m gone to convey my little brother, that he should
also go to see this webpage on regular basis to get updated from newest information.