Dicas de Iluminação e Luzes de Emergência

Compartilhe o conteúdo:

Você provavelmente já viu as luzes de emergência em ambientes como escritórios, restaurantes e lojas. Mas elas não estão ali por simples conveniência no caso de um apagão, elas devem seguir normas estabelecidas pelo Governo. Descubra mais sobre ela agora mesmo!

A IMPORTÂNCIA DAS LUZES DE EMERGÊNCIA

Em todo ambiente que possa haver aglomeração de público deve ser projetado um sistema de sinalização de emergência. Ele não será feito apenas para suprir a necessidade de iluminação em apagões ou quedas de energia elétrica.

A iluminação deve ser funcional para casos de necessidade de evacuação rápida e segura, como em incêndios, por exemplo, onde as luzes de emergência devem iluminar o ambiente em padrões normatizados e também indicar o caminho até a saída de emergência.

COMO PROJETAR UMA ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Os projetos de iluminação devem prever o ambiente ocupado, assim conseguem seguir os padrões da norma NBR 10.898, obedecendo as exigências e garantindo a segurança dos presentes.

No caso de uma emergência, o ambiente deve ser iluminado de forma vertical e horizontal. Deste modo, o local precisa estar visível o suficiente para evitar acidentes e permitir a evacuação das áreas de risco. Outro fator importante é, para casos mais graves, a iluminação precisa ser suficiente para que socorristas localizem possíveis feridos que ainda se encontram dentro do ambiente.

Ou seja: não deve se instalar as luzes de emergência em qualquer local. Um profissional capacitado deve ser o responsável pelo projeto, seguindo todas as normas e recomendações.

TIPOS DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Iluminação de Aclaramento
Luminárias de segurança: modelo SLIM 30 LEDs e 2 Faróis 2200 lumens

Em locais onde não haja obstáculos para a evacuação, é estabelecido um padrão mínimo de luminosidade necessária. Esse modo é chamado de “iluminação de aclaramento”, onde as luzes ficam espalhadas pelo ambiente, garantindo pelo menos a luminosidade mínima prevista. Em locais onde possa haver risco, deve-se prever uma iluminação diferente. Como luzes pisca-pisca e equipamentos de identificação.

Sinalização de Balizamento
Exemplos de sinalização de balizamento

Outro modo é a chamada “iluminação de balizamento”. Ela tem como principal função mostrar de forma clara a rota de fuga para quem estiver no ambiente. Por ser mais informativa, os equipamentos de balizamento por vezes acabam não conseguindo iluminar o local por contra própria.

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

Como já foi citado no texto: deixe o projeto de iluminação de emergência nas mãos de um profissional capacitado. Isso fará toda a diferença na ocasião de ser necessária uma evacuação do ambiente. Ele saberá as necessidades de cada caso e as exigências normativas, garantindo um projeto bem executado e seguindo todos os padrões.

Também é importante nos atentarmos à qualidade dos equipamentos. Não deve se comprar produtos de emergência pelo preço, mas sim por sua qualidade. O que menos se espera de uma iluminação de emergência é fica no escuro quando houver um problema.

Invista em produtos que possuam bateria de boa duração, capazes de manter o funcionamento por uma ampla faixa de tempo. Siga também as orientações de uso do fabricante, garantindo assim uma maior vida útil e durabilidade para seus equipamentos.

Com boas práticas e bons produtos conseguimos manter a iluminação do ambiente mesmo em caso de emergências. Não deixe questões de segurança de lado na hora de pensar o seu projeto, elas são fundamentais e devem ser tratadas com máxima importância. Afinal, se tudo der errado, você precisa confiar nelas para garantir a segurança sua e de todos que estão presentes.

5 comentários em “Dicas de Iluminação e Luzes de Emergência

  1. Backlinks Responder

    Me chamo Roberto e Seu site é muito bom, gostei das
    postagens e já salvei aqui nos Favoritos. Vocês aceitam
    parcerias para troca de backlinks ou banners para melhorar
    as suas visitas reais? Se tiver interesse em crescer o
    número de visitantes entre no meu blog tambem
    (TrafegoPago.Blog.Br) e Fale Conosco.

    • Ramoel Autor do postResponder

      Olá Backlinks, tudo bem?

      Ficamos muito felizes em poder levar informação até vocês!

      Grande abraço!

  2. Muoi Responder

    Howdy would you mind stating which blog platform you’re using?
    I’m looking to start my own blog soon but I’m having a
    difficult time deciding between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.

    The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs
    and I’m looking for something unique.
    P.S Apologies for getting off-topic but I had to ask!

  3. cialis 20mg Responder

    Hi there to every body, it’s my first go to see of this web
    site; this website contains remarkable and truly
    fine material in favor of visitors.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *