Motor Elétrico IR3: Mais Eficiência e Economia de Energia

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Os motores elétricos trifásicos estão presentes em praticamente todos os ramos e setores da indústria no Brasil e no mundo. Eles são responsáveis por garantir a produção e rendimento de todas as empresas, e é exatamente por isso você não pode tratar ele como apenas mais um produto. Ao selecionar um motor devemos nos atentar a diversos fatores importantes, que vão desde a construção, consumo e rendimento que cada produto pode oferecer.

PORTARIA DE MOTOR ELÉTRICO IR3

Há pouco tempo ocorreu uma mudança significativa no Brasil: foi aprovada pelo Governo Federal uma Portaria que altera o nível mínimo de rendimento aceitável para todos os motores elétricos que serão utilizados no país. Essa alteração causou uma revolução em todo o mercado, já que modifica desde a produção até a revenda de equipamentos que contenham os motores com a tecnologia existente, os chamados IR2, ou Motores de Alto Rendimento.

A partir de agosto de 2019 todos os produtos fabricados no Brasil devem atender aos padrões da nova classe de eficiência energética de motores, chamada de IR3, ou “Motores Premium”. O grande diferencial entre estes novos produtos e a linha anterior é a capacidade de um melhor rendimento, há casos onde os novos modelos entregam resultados com um ganho de eficiência acima dos 10%.

Ao final deste artigo você irá encontrar um link que permitirá fazer o download de uma planilha elaborada por nós, demonstrando a economia de consumo de energia gerada pela utilização de um motor IR3 em comparação com o modelo atual IR2.

Mas antes, precisamos entender os diferenciais que os motores podem te oferecer.

FURO ROSCADO NA PONTA DO EIXO

Todos os motores da ABB possuem um furo roscado na ponta do eixo. Isso garante que você receba um produto pronto para o uso com polias, por exemplo. O grande diferencial desse produto é o fato de dispensar a necessidade de se fazer um furo na própria empresa, por exemplo, correndo o risco de se quebrar uma broca, estragar o eixo e tantos outros problemas que podem ocorrer.

Detalhe do eixo roscado do motor

Agora se você não utiliza rosca na ponta do eixo, não há nenhum problema! A construção do motor é exatamente igual aos modelos tradicionais. Você tem um produto com um item opcional das outras marcas (e que cobram a mais para fazer o furo). E no caso de se tornar necessária a utilização da rosca na ponta do eixo, o produto já está pronto para o uso.

RELUBRIFICAÇÃO POR PINO GRAXEIRO

Os motores da ABB com carcaça acima do modelo 132 possuem um sistema simplificado de relubrificação. Através do pino graxeiro você pode lubrificar novamente os rolamentos do motor sem a necessidade de removê-lo do local onde está instalado.

E isso é realmente fácil. Basta abrir a haste de lubrificação da parte inferior, por onde sairá a graxa velha, e através da abertura na parte superior, usar uma bomba de graxa ou engraxadeira para colocar o produto novo no motor. O processo parece muito fácil, rápido e seguro para ser verdade, e realmente é!

O principal benefício da relubrificação através do pino graxeiro é a possibilidade de fazer a manutenção do motor direto no campo, onde ele está instalado. Não é necessário fazer a parada do equipamento ou da produção, remover o motor do lugar, leva-lo até uma bancada, desmontar o motor, substituir a graxa, montar novamente e fazer todo o processo para colocar tudo em funcionamento novamente. Isso é coisa do passado.

Além do fato de que, ao desmontar um motor, há sempre o risco de entrarem sujeiras, como pó ou até mesmo grãos de areia, para dentro dos rolamentos. Pode não parecer nada, mas conforme o motor é utilizado, esse grão de areia irá causar um grande desgaste nos rolamentos, podendo resultar no travamento e quebra do motor.

Com os motores da ABB você ganha eficiência de produção e diminui os custos com consumo de energia, tem menos riscos de manutenção e pode ter a certeza de um produto diferenciado e de qualidade única no mercado.

CAIXA DE BORNES

Por padrão, todos os motores da ABB possuem uma caixa de bornes, instalada na parte superior do motor. O grande diferencial do produto é justamente tal acessório ser padrão! Assim, você sabe o que esperar de um motor ABB, podendo facilmente solicitar um produto completo de forma simples, sem precisar pagar mais por cada adicional.

Placa de Bornes do motor ABB

A caixa de bornes facilita a ligação e manutenção do motor, pois todas as conexões são feitas por cima, o que deixa o produto em uma posição muito mais confortável para o manuseio, esteja ele instalado no chão ou sobre uma bancada.

TERMISTOR PTC NO ENROLAMENTO

Outro inimigo silencioso dos motores é o superaquecimento. Em geral, os motores elétricos possuem nos seus enrolamentos de cobre um verniz isolante que resiste até os 150ºC. Caso a temperatura interna do motor ultrapasse esse nível, você certamente terá problemas sérios com o motor, como curto-circuito, queima do motor, entre outros.

Já na ABB você pode ficar tranquilo. Todos os motores com carcaça de ferro fundido possuem um termistor PTC colocado no enrolamento do motor, garantindo que a temperatura interna não ultrapasse o limite.

E a ligação do termistor é muito simples. Ela é feita diretamente na caixa de bornes, onde existem duas saídas posicionadas de forma estratégica, onde você pode ligar um inversor de frequência, por exemplo. O inversor fará o controle da saída que, ao se aproximar dos 150ºC, será acionada. Ao receber o comando de acionamento da saída, basta programar o inversor para interromper a alimentação do motor, fazendo com que o funcionamento seja interrompido e evitando assim problemas ainda maiores.

CÁLCULO DE EFICIÊNCIA

Abaixo deixamos uma tabela totalmente gratuita para você baixar. Com ela você poderá calcular o valor economizado por mês e por ano, fazendo a simples troca do seu motor atual pelo modelo IR3 da ABB.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD

Complete os dados da primeira tabela e confira a economia.

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