Por que fazer adequação NR-12?

Compartilhe o conteúdo:

Atualmente as indústrias precisam ver além para sustentar sua posição no mercado. Mas para isso, é preciso pensar na segurança de suas operações.

OS COMPONENTES DE SEGURANÇA

A segurança de máquinas na indústria é focada em adquirir componentes que precisam ser implementados de acordo com as regulamentações de segurança. Porém não são apenas os produtos que devem ser considerados. É necessário fazer um projeto de segurança personalizado de acordo com cada equipamento que exista na linha de produção.

O projeto que funciona para uma indústria não irá funcionar em outra de mesmo produto, visto que suas plantas, posicionamento de máquinas e espaço físico são diferentes. Assim, não existe uma fórmula para solucionar este problema, é preciso antes ser analisado, projetado e personalizado de acordo com cada caso.

Produtos de Safety da ABB

ANALISE O PANORAMA

O processo de se adequar uma planta às normas envolve muito além de um simples instalar de produtos. Você deve pensar em todas as partes à serem consideradas, desde os aspectos funcionais, de segurança e até financeiros.

Ou seja, as empresas devem pensar além. Planejar a segurança dos colaboradores na linha de produção garante que tanto eles quanto seus equipamentos possam se manter ativos e operantes. Seguindo as exigências e padrões de segurança, deve-se pensar em todas as possibilidades de minimizar os riscos ao operar a máquina.

Deixando claro que os componentes de segurança instalados na máquina são apenas parte do processo. É preciso muito mais do que alguns produtos para deixa-la segura e com o mínimo de riscos. Deve-se pensar nos projetos de forma geral, definindo metas e avaliando a estratégia que será implantada em cada um dos equipamentos antes de realizar o serviço, evitando assim que algo possa passar despercebido e coloque em risco os operadores

PLANEJAR A NR-12 É PRECISO

Muitas empresas investem seus esforços em demonstrar uma imagem de segurança e qualidade de trabalho. Realizando cursos e treinamentos para os funcionários, estampando em placas o número de dias desde o último acidente e até recebendo prêmios de segurança.

Porém esquecem de prever as atualizações de segurança. Não existem esforços para criar planos e projetos de longo prazo que incluam aplicações de investimentos na área de segurança de máquinas, garantindo os sistemas mais recentes e ferramentas inovadoras da área.

Cortinas de luz e sensores de presença Orion da ABB

SEGURANÇA INDUSTRIAL NO BRASIL

Atualmente o Brasil é o 4º colocado no ranking de países com mais acidentes de trabalho. Essa realidade vitimiza pessoas todos os dias. Mas há anos se busca mudar essa situação.

Ao olhar para nosso país vemos que existem algumas iniciativas do governo que buscam garantir a segurança do trabalhador. Ao olharmos para a NR-12 percebemos que ela expõe diversos pontos a serem observados no uso de máquinas, visando garantir a segurança de quem as opera.

Porém será necessário um forte trabalho de fiscalização para garantir que tudo está de acordo com as normas e seja seguro ao operador, evitando assim que os projetos possam ser feitos de forma a ser burlados durante a operação e funcionais apenas durante a inspeção.

Embora ainda seja algo que ainda levante dúvidas quanto ao funcionamento, os benefícios que tais medidas trarão de imediato e para o futuro são imensos. A redução de lesões e acidentes em máquinas será instantânea, desde que se execute os projetos com profissionais capacitados e aptos para planejar e adequar o maquinário da indústria.

ADAPTAÇÃO AS NORMAS NR-10 E NR-12

Com as novas exigências as empresas não devem deixar para se adaptar depois. Aproveitando o prazo para se colocar em dia com as obrigações normativas, a empresa sairá em vantagem no mercado, garantindo um ambiente seguro e regular para seus funcionários.

Os tempos mudaram as tecnologias para proteger seus equipamentos e pessoal também. Por isso busque sempre manter o nível mais alto de proteção possível. Planejar as etapas de uma adequação NR-12 é fundamental. Ainda mais para aqueles que esperam ter a liderança do mercado, já que os atuais sistemas de proteção tendem a reduzir o tempo de inatividade da máquina, aumentando os níveis de segurança e diminuindo os custos.

POR QUE FAZER NR-12?

Devemos considerar, antes de tudo, os grandes problemas causados por um acidente de trabalho, especialmente aqueles que podem (e devem) ser evitados com a implantação da norma.

O acidente que mais pensamos é o humano, que pode alterar a vida da vítima. Seja ele deixando sequelas, deficiências ou até o óbito. Um acidente deste nível deve ser evitado a todo custo. A manutenção da vida e da saúde dos colaboradores deve ser vista como prioridade, uma vez que esses acidentes não são incomuns e muitas vezes poderiam ser evitados.

A norma também protege o empresário, que adequando seus equipamentos consegue evitar os “acidentes intencionais”. Onde o colaborador busca se ferir de alguma forma à fim de conseguir uma indenização ou benefícios. Embora sejam raros os casos, existe essa possibilidade. Porém com a adequação NR-12 feita de forma correta, a chance de se forçar um acidente de trabalho é muito reduzida, protegendo o trabalhador e o empregador.

QUER FAZER SUA ADEQUAÇÃO?

Se desejar fazer sua análise de risco, projeto e implementação NR-12 em equipamentos e painéis elétricos, entre em contato com o setor de projetos da RH Materiais Elétricos.

Nossos engenheiros estão sempre à sua disposição para desenvolver um projeto adequado e exclusivo para você, garantindo a tranquilidade pela nova etapa que virá. Não perca tempo e aproveite o momento de transformação na indústria para sair na frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *